Cidadania Italiana e Bolsas

Sejam bem-vindos. O site Cidadania Italiana e Bolsas inicialmente nasceu como o blog Fai da te: cittadinanza italiana em maio de 2013 com o intuito de ajudar aqueles com o desejo de obter o reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália (método mais rápido) ou, em segunda análise, a partir do Brasil, contendo dicas, instruções e compartilhamento de experiências para que se alcance tal objetivo independente de instituições, assessorias e terceiros. 

O motivo maior de colocar o blog no ar é simples: estamos na era da globalização e podemos sofrer muitas das suas consequências negativas, porém também podemos torná-las positivas, e eis o motivo de todo este trabalho. Acredito na liberdade de informação, de pensamento e principalmente acredito na verdade, desta forma estou colocando à disposição todo o conhecimento que obtive e tenho obtido para o processo de reconhecimento da cidadania italiana. Dica: não acredite jamais na verdade alheia, vá em busca da sua própria verdade. Isto quer dizer que você não deve se desmotivar nem acreditar plenamente no que os outros dizem a você como sendo "verdade", pois às vezes é a "verdade alheia", não a verdade implacável. Todos nós temos a mesma possibilidade de alcançar a verdade, basta ir a fundo e lutar incansavelmente até conquistá-la.

O caminho percorrido sozinho, a fim de evitar gastos excessivos e desnecessários, não é tão difícil quanto parece ser. Meu processo de reconhecimento da cidadania italiana tomou lugar na cidade de Forlì (FC), e durou apenas 47 dias efetivos, sem contar meu período no exterior que não me permitiu realizar o processo de uma vez só.

Além do processo de reconhecimento da cidadania italiana, o Cidadania Italiana e Bolsas também apresenta diversas informações sobre a vida na Itália, como obtenção de bolsas de estudos, custo de vida, sistema de educação etc.

Se desejar esclarecer alguma dúvida referente a esses tópicos, utilizem a seção "Contato" do menu para submetê-la ou deixe um comentário embaixo das postagens. E não deixem de votar nas enquetes temporárias, desta forma saberei como poderei ajudar melhor no compartilhamento de informações!

Dia 6 de setembro de 2015 o blog Fai da te: cittadinanza italiana muda de nome para Cidadania Italiana e Bolsas para facilitar a procura de informações nos motores de busca, já que o blog é principalmente destinado a brasileiros. Espero que a mudança traga bons resultados!!

Dia 20 de setembro de 2016, o blog torna-se um site para pouco a pouco desenvolver a interação com os leitores e tornar-se mais dinâmico.

Aguardem novidades!

Divirtam-se e BENVENUTI!

6 comentários:

  1. Olá Roger,
    Gostaria de saber se você presta serviço com o processo de cidadania na Itália, como aluguel de imoveis e auxilio com os documentos necessários. Seria para mim e minha filha. Já temos todos os documentos e certidões traduzidos e apostilados.
    Obrigada,
    Virginia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Virginia! Infelizmente não conheço ninguém que ofereça esses serviços, desculpa, fiz tudo sozinho.... Espero que consiga achar alguém que te ajude quanto a isso. Abraços!!

      Excluir
  2. Bom dia Roger,
    Vi seu blog e achei muito interessante.
    Em certo capitulo você menciona o site emigrazioneveneta.com. Você tem alguma referencia deles ??
    Preciso de alguém que retire pra mim uma certidão em Rovigo.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Infelizmente não tenho nenhuma referência, é só um database online...
      Você deveria entrar em contato com o cartório (stato civile) se o parente nasceu depois de 1871 ou com a Paróquia da cidade antes desse ano...
      Te aconselho a ler esse post te explicando como achar o contato deles: http://www.cidadania-italiana-e-bolsas.com/2014/07/registros-civis-italia.html
      Abraços e boa sorte!!

      Excluir
  3. Ola Roger temos um parente en comum Minha Bisavo Maria Scarabello é irma de sua Trisavo Rosa Giovanna Scarabello (Pais: Pasquale Scarabello,& Santa Gazzetta, 13/04/1831-XXXX)
    Por acaso voce tem alguma informacao sobre a familia? Eu queria saber se minha bisa (Maria) teve outros filhos no Brasil, Meu email beth.latorre@tahoo.com.br, facebook Elisabete Bortolotti . Obrigada

    ResponderExcluir