Family Search

O Family Search é sem dúvidas o principal motor de buscas em termos de genealogia existente na Internet. O mais interessante é que está sempre em crescimento, uma vez que novos registros e novas informações são inseridos frequentemente, também pela ajuda dos voluntários. 

Clique aqui para tornar-se um voluntário e ajudar os outros e a si mesmo ter acesso a mais informações!

Neste link, você poderá ver a lista completa de coleções de registros históricos em todo o mundo, ou clique no seguinte link: https://familysearch.org/search/collection/list.

O site possui informações como:
  • censos e listas;
  • nascimento, casamento e falecimento;
  • inventário de registros judiciais;
  • registros militares;
  • migração e naturalização (cartões de imigração);


Usando a caixa de pesquisa

Na página principal, clique em "Pesquisar" para iniciar sua busca. Você pode realizar suas buscas de diversas formas, refinando a busca com informações mais específicas como país, estado/província, local de nascimento/casamento/falecimento, etc. 

Digite o nome ou sobrenome - aconselho a buscar somente com o sobrenome inicialmente. Lembre-se de não clicar no quadradinho pequeno em frente à caixa de pesquisa, isso fará que a busca mostre apenas a grafia digitada na caixa de pesquisa, sem variações ou grafias erradas. Porém, é importante que grafias incorretas sejam levadas em consideração.

Você verá uma lista como abaixo, e poderá confrontar informações à frente para saber se é a pessoa que está procurando, como nome do cônjuge e dos pais. Se houver um link direto à imagem do registro, haverá uma câmera fotográfica desenhada no final da linha.



Coleções de registros da Itália

Na lista das coleções, clique em "Europa Continental" e em seguida em "Itália", ou acesse o link diretamente aqui!

Você verá uma lista completa de todas as cidades e províncias das quais há registros disponíveis para consulta. Infelizmente poucos registros tiveram suas informações transcritas e inseridas no site, isto que dizer que muitas vezes não bastará digitar o nome/sobrenome e clicar "pesquisar", pois a maioria dos registros são em fotos digitalizadas, então você terá de filtrar por cidade, data, etc., para pesquisar manualmente os livros de registros dos cartórios (Stato Civile) ou das paróquias, ou algum outro tipo de documento.



Se você clicar em cima de uma província, por exemplo, na província de Padova, verá que terá de clicar no link "Procurar em 1,745,536 imagens", significa que você terá de procurar manualmente pelas imagens, caso contrário haveria uma caixa de pesquisa para inserir o nome/sobrenome.

Logo haverá a lista das cidades da província, você escolhe uma, por exemplo, Agna:



Logo haverá a lista dos tipos de registros existentes na cidade e os anos:



Clicando em cima do tipo de registro e ano, abrirá o livro de registros:



O site permite baixar imagens individuais também, mas não livros completos.

DICA: quando você clicar em cima de um tipo de registro, abrirá o livro de registros digitalizado, com centenas de páginas, mas a maioria há um índice alfabético das pessoas registradas (considerando sempre o SOBRENOME (COGNOME) primeiro que o nome. Tal lista pode estar nas primeiras páginas dos livros de registro, ou então nas últimas páginas - por isso sugiro ir direto às últimas páginas do livro para procurar o índice se não estiver nas primeiras páginas - ou então o índice simplesmente não existirá, e como consequência você deverá navegar de página em página e concentrar-se para entender bem a grafia.

Enfim, o site permite realizar muitos tipos de busca, aconselho a explorá-lo bem para não deixar passar em branco qualquer possibilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário