Bolsas de estudos: Universidade de Bolonha


A Università di Bologna coloca à disposição aos estudantes internacionais a bolsa de estudo anual Unibo Azione 2 no valor de € 11.059 brutos anuais, seja para estudantes de uma graduação (laurea triennale) ou de um mestrado (laurea magistrale).

No site da Unibo você encontra todas as informações em italiano e inglês, consultáveis no edital (bando del concorso), e também informações sobre os cursos de graduação e mestrado disponíveis. Como o nome da universidade já diz, ela fica em Bolonha, mas também há campus em Forlì (onde eu estudei), Cesena, Rimini e Ravenna.

Para se candidatar, é necessário:
  • Ter menos de 30 anos;
  • Proficiência no idioma do curso (que geralmente é italiano, mas se for um curso internacional, pode ser que seja lecionado em inglês);
  • Realização do SAT (para graduação ou pós-graduação de ciclo único) ou realização do GRE (para mestrado/pós-graduação);

Porém, para ter acesso ao ensino superior na Itália, como o ensino médio lá tem duração de 5 anos e no Brasil apenas 3 anos, requer-se um ano de estudo com êxito em universidade brasileira (isto é, com aprovação em todas as disciplinas) para equiparar ao tempo de estudo italiano e permitir acesso ao nível superior. Portanto, acaba sendo mais um requisito a quem quer iniciar uma graduação na Itália ter cursado um ano de estudo universitário no Brasil, de preferência, na área do curso ao qual vai se candidatar.

Além dos requisitos para concorrer à bolsa de estudos, é necessário sempre verificar os requisitos de acesso ao curso de graduação também, pois podem ter outros requisitos, no caso de cursos especiais como Medicina, Arquitetura, Engenharia, etc. Além disso, para obter o visto de estudo é necessário ter um seguro de saúde, o qual pode ser válido apenas por alguns meses até você chegar à Itália, e lá aconselho a fazer a carteirinha do serviço de saúde pública que custa por volta de 120 euros por ano para estudantes, e que é válida em toda a Europa.

A Universidade de Bolonha não estipula uma nota mínima de corte para recebimento das candidaturas no que diz respeito à pontuação do SAT/GRE. Esses testes são como se fossem o ENEM no Brasil, tais testes contêm 3 seções: no SAT tem redação, gramática inglesa, matemática, enquanto no GRE tem raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica. Após o período de avaliação das candidaturas, em média 1 mês, a lista dos aprovados é publicada no site da universidade e o candidato é informado via e-mail. Seguem as possíveis datas para o ano de 2017:

Tempos e modalidades
  • Publicação do edital: janeiro de 2017
  • Data limite de apresentação dos pedidos: 31 de março 2017 às 17.00 (CET)
  • Publicação dos resultados: abril de 2017 

A bolsa de estudos é paga em três parcelas, no seguinte esquema: 
  • 1 parcela: no valor de 3.500 euros em outubro, liberada somente após pagar a primeira parcela das taxas universitárias anuais;
  • 2 parcela: no valor de 3.500 euros em fevereiro, liberada após o conseguimento de uma certa quantia de créditos universitários;
  • 3 parcela: no valor de 4.059 euros em agosto, liberada após o conseguimento de uma certa quantia de créditos universitários;


Fique ligado e registre-se no site da universidade neste link para ser avisado sobre o póximo edital!!!!


Ficha sintética da bolsa de estudo:
  • Valor anual: 11.059 euros / ano;
  • Renovável? sim, de acordo com os créditos e notas recebidos;
  • Quantidade de bolsas: depende do ano, em 2016 foram 32 para graduação e 8 para mestrado;
  • Quem pode se candidatar: todas as nacionalidades e IRE (italianos residentes no exterior);
  • Requisitos: ter menos de 30 anos; proficiência no idioma do curso; SAT/GRE; um ano de universidade no Brasil;
  • Data da publicação do edital: janeiro de todo ano;
  • Como se candidatar? pelo portal da universidade Studenti Online;
  • Requisitos extras: inglês (já que o SAT e GRE são testes em inglês), seguro de saúde;

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Primeiramente quero parabenizar pelo excelente trabalho em seu site, com certeza muitas pessoas realizaram seu sonhos com sua ajuda.

    Sou formado em Engenharia Civil no estado do Rio Grande do sul. Pretendo realizar uma Pós-Graduação ou um Mestrado nessa área, e como possuo dupla cidadania italiana. Estou pesquisando e formalizando a possibilidade de realizar esse estudo na Itália.

    Gostaria de algumas dicas de como proceder, em quais universidades, algum programa de bolsa, provas de competência, idioma etc..

    Agradeço pela atenção,

    Att,

    Fernando (ferna_ben@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando!
      Obrigado! Sim, pelos comentários recebidos tenho ajudado muita gente :)
      Eu realmente não sei quais universidades tem o seu curso, te aconselho ler meu post: http://www.cidadania-italiana-e-bolsas.com/2013/05/Universidades-Italianas.html
      Algumas universidades oferecem bolsas de estudo, mas também não sei quais outras porque eu já tinha achado só a da universidade de Bolonha... geralmente há uma prova específica ou de competência para cursos mais disputados, como medicina, engenharia, mas não tenho certeza viu... porque também depende da universidade... na Universidade de Bolonha eu sei que há uma entrevista em italiano para as pessoas que não têm nenhum certificado na língua (para então encaminhar o aluno a mais aulas de italiano na faculdade se necessário), mas se tiver o certificado B2 não precisa fazer nenhuma entrevista ou prova! Espero que você já tenha achado alguma coisa! Abraços e boa sorte!!

      Excluir