top of page

Certidões brasileiras

Os registros civis no Brasil, antes do ano de 1889, eram realizados em igrejas e paróquias, portanto as pessoas que nasceram, casaram e faleceram antes deste ano foram registradas em igrejas e dioceses regionais.

 

Depois de 1889, no Brasil já começaram a existir cartórios, portanto você deve solicitar aos cartórios as certidões de nascimento, casamento e óbito. Contudo, dependendo da localização na cidade, o registro ainda pode ter sido feito em igrejas ou paróquias nos primeiros anos devido ao ano de instalação do cartório no bairro ou na região da cidade.

Para procurar registros civis italianos ou referentes ao italiano no Brasil, leia a página Certidões italianas.

Procedimento por eliminação

Tenha em mente a metodologia: procedimento por eliminação. Teremos muitas informações na Internet, temos sempre de proceder por eliminação, isto é, quanto mais soubermos as datas, nomes e informações, poderemos cancelar de nossas listas com segurança informações que não correspondem aos fatos e às datas.

Conversas com parentes
O primeiro e simples passo é conversar com os parentes da família e investigar possíveis datas, lugares, nomes, sobrenomes, idade dos familiares na época do evento (nascimento, casamento, óbito) e pedir uma busca por possíveis certidões guardadas de parentes. Um simples papel pode ajudar com muitas informações. Às vezes é preciso pressionar os parentes para tal, pois nem sempre estão dispostos a ajudar no momento em que precisamos de ajuda e lembrar-se de eventos passados.

Estimativas
Se você não tem certeza da data de nascimento do seu parente italiano ou brasileiro, estime datas, leve em consideração uma regra geral, quanto mais for antigo seu parente (isto é, se por exemplo você estiver atrás da certidão do seu trisavô italiano), mais cedo ele poderá ter nascido / se casado, especialmente no caso de mulheres. No meu caso minha trisavó se casou aos 16 anos, meu trisavô aos 26 (o que seria um pouco tarde, mas isso foi devido a outro casamento dele na Itália), porém o registro foi feito no cartório no Brasil, visto que se casaram no ano de 1893. 

Você pode fazer contagens regressivas, partindo das datas conhecidas, e ir estimando datas em modo retroativo: se você sabe a data de nascimento do seu avô, estime a data do nascimento do seu bisavô, e depois do trisavô. Como? Considere quaisquer datas de parentes, de irmãos do seu avô, isso tudo ajuda na hora de estimar a data de nascimento do seu bisavô. Você pode supor, por exemplo, que da data de nascimento do seu avô, seu bisavô nasceu pelo menos cerca de 16/18 anos de distância antes e que se casou antes do nascimento dele. Outra regra geral é que nenhum filho terá nascido antes de um casamento. 

 

Cartórios do Brasil

Para consultar todos os cartórios existentes em uma cidade brasileira, consulte o link do Governo brasileiro. Selecione o Estado, município, e clique em consultar. Ou você pode selecionar na atribuição “nascimentos” só para filtrar mais para cartórios de registros civis.

Paróquias e Igrejas do Brasil

Já que procurar os cartórios é já tarefa fácil pelo site do Governo, o caso mais trabalhoso é encontrar as paróquias onde os registros antigos se encontram. Se não conhece a paróquia, pesquise no Google paróquias com o nome da cidade/distrito/bairro, termos como "paróquias de Campinas", "paróquias de Campinas distrito Barão Geraldo", "paróquias centro Campinas", "paróquias Parque Industrial (bairro)".
 

Há uma lista das paróquias do Brasil nos seguintes sites:

http://www.linkscatolicos.org/paroquiasbrazil.htm

http://www.fale.com/paroquias

 

Também é possível verificar as dioceses da região:

http://www.catholic-hierarchy.org/country/dbr2.html.


Após encontrar o nome da paróquia, verifique se esta tem algum site na Internet, algum e-mail ou ligue diretamente para lá e pergunte tais informações. Não se esqueça de verificar seja online seja por telefone, o ano de instalação da igreja/paróquia, que já pode te ajudar a riscar da lista ou considerá-la na busca. Se a data do parente que você procura for muito anterior ao ano de instalação, talvez seja conveniente passar para outra paróquia.

Certamente para que você esteja procurando por paróquias, é porque já averiguou a lista de todos os cartórios possíveis da cidade e de cidades vizinhas (se convêm considerá-las) e verificou a data de instalação deles para direcionar sua busca até aqui.


Pesquisas na Internet
Consulte o nome e sobrenome em parênteses no Google e analise os resultados. Às vezes você pode ser redirecionado a sites como o do Jus Brasil, que localiza informações, publicações em diários oficiais, ou podem aparecer informações em outros sites de genealogia, de óbitos, etc. Lembre-se de considerar sempre várias grafias, sejam estas corretas ou erradas! Essas informações podem te levar a estimativas mais concretas, ou até mesmo às datas corretas!

 


Banco de Dados
No FamilySearch, é possível pesquisar registros de cartórios e paróquias e igrejas online do mundo todo. Para consultar em todo o acervo, digite o nome inteiro ou sobrenome, com modificações visto que pode haver erros de grafia. É possível consultar diretamente as folhas de registros de vários tipos de certidões.


Pedidos de buscas das certidões

Há muitas empresas online encarregadas em fazer pesquisas de certidões para você, cobrando uma taxa para isso. Mas acredito que se você está lendo este artigo é porque você já sabe que na maioria das vezes, nós mesmos podemos fazer o serviço, certo?

Isso quer dizer que: você terá situações em que poderá pedir aos cartórios e paróquias para que realizem buscas das certidões gratuitamente, para isso você deve sempre indicar o ano da possível data ou um período curto. Jamais diga um período de 15, 30 anos, ninguém irá ler centenas de registros por você, por isso procedamos com fundamentos. Em outros momentos, essas instituições podem cobrar pequenas taxas para realizar tais pesquisas, então não temos muita escolhas. Porém confie em você mesmo e no seu instinto antes de dirigir-se a serviços online de pesquisa pagando altas taxas para tais pesquisas, porque afinal, somente nós temos todo o conhecimento do que estamos procurando, do background de informações já conhecidas, e da nossa malícia.

bottom of page