Cidadania Italiana e Bolsas
Sobre mim
Ciao! Meu nome é Roger.
Sou cidadão italiano desde outubro de 2015. Iniciei meu blog/site em 2013, antes mesmo de conseguir minha própria cidadania italiana, como uma forma de registrar e compartilhar todo meu conhecimento com aqueles que também desejam se tornar um cidadão italiano. Acredito muito na autonomia e determinação para alcançar nossos objetivos, e aqui eu te contarei como você também poderá alcançar os seus.
Como consegui minha cidadania italiana?
Minha timeline pessoal
Eu cheguei à Itália em agosto de 2013 após conseguir uma bolsa de estudos da Universidade de Bolonha na cidade de Forlì para estudar relações internacionais.
Antes de sair do Brasil, eu já havia iniciado em 2012 um processo judicial de retificação de todas minhas certidões (quase 30 erros) com uma advogada. O processo ficou pronto após 2 anos, durante o meu segundo ano na Europa.
Abaixo está a cronologia do meu passo a passo para o reconhecimento da cidadania italiana em Forlì, na Itália. O meu processo demorou 47 dias efetivamente sem contar a pausa de 2 meses devido a uma viagem ao exterior (agosto e setembro).
JUNHO E JULHO
22/06/2015 = cadastro da residência em Forlì junto ao Stato Civile + entrega de todas as certidões/documentos com o selo (marca da bollo) no valor de 16 euros para avaliação;
24/06/2015 = visita do vigile / polícia municipal em casa em apenas 2 dias após o cadastro da residência para verificar se realmente moro no endereço cadastrado na cidade; documentos verificados: passaporte + permesso di soggiorno;
25/06/2015 = recebimento da ligação do Stato Civile em 3 dias confirmando que a documentação está correta e que podemos prosseguir com a solicitação ao reconhecimento da cidadania italiana;
26/06/2015 = solicitação ao reconhecimento da cidadania italiana formalizada com número do processo (pratica);
30/06/2015 = envio de PEC por parte do Comune ao Consulado Italiano em São Paulo solicitando o envio da Mancata Rinuncia ao Stato Civile;
08/07/2015 = resposta do Conuslado Italiano por PEC com os dizeres: "Si informa che questo Ufficio prende in considerazione unicamente le richieste di attestazioni di non rinuncia che pervengono dal Comune, diretto interlocutore di questo Consolato Generale."
AGOSTO
06/08/2015 = recebimento de e-mail do Stato Civile comunicando o recebimento da resposta do Consulado Italiano de São Paulo (mancata non rinuncia) e que eu já posso ir ao Stato Civile para completar o procedimento da cidadania italiana. Estava em Paris, e retornei à Itália somente na segunda quinzena de setembro.
OUTUBRO
01/10/2015 = após meu retorno à Itália dia 30 de setembro, eu fui até o Stato Civile para prosseguir com o procedimento da cidadania italiana. Uma vez lá, eles encaminharam a requisição ao Sindaco (prefeito) de Forlì para aprovação e assinatura para então prosseguir com o registro e a transcrição da certidão de nascimento e carteira de identidade no Anagrafe. Deram-me também uma solicitação para assinar para emissão da certidão de nascimento, somente como adiantamento de um passo que ocorre posterior à aprovação do Sindaco. Além disso, disseram-me que já consta no sistema que sou italiano e que poderia, depois de tal aprovação, entregar meu permesso di soggiorno (no meu caso de estudo) à Questura. Enquanto isso aguardei o contato telefônico do Stato Civile.
05/10/2015 = recebimento da ligação do Stato Civile dizendo que já posso ir emitir a carta d'identità porque já sou ITALIANO.
06/10/2015 = emissão da carta d'identità no Ufficio Anagrafe no valor de 5,42 euros, e do estratto per riassunto dell'atto di nascita (uma espécie de breve relato da certidão de nascimento).
08/10/2015 = solicitação do passaporte italiano na Questura. O prazo é de 1 semana até que fique pronto. É possível fazer um agendamento online (https://www.passaportonline.poliziadistato.it), mas como a disponibilidade era apenas uma semana depois, eu decidi ir diretamente a Questura para solicitá-lo. O passaporte ficou realmente pronto em uma semana!