top of page

Trabalhe à espera de sua cidadania

Atualizado: 29 de dez. de 2023


Em 18 de dezembro de 2020, a Câmara dos Deputados italiana converteu em lei o decreto-lei n. 130 de 21 de outubro de 2020, chamado o decreto de imigração e segurança, que agora permite que qualquer um com a permissão de residência na Itália na espera da cidadania italiana trabalhe durante a espera do processo.


O Artigo 1, parágrafo 1, letra A da nova lei modifica os Decretos Salvini, que desde de 2018 mudaram radicalmente a legislação italiana em relação à cidadania, entre outras coisas. A abolição dos Decretos Salvini foi solicitada por diversas associações, ONGs e ativistas, sobretudo a partir da entrada no governo do Partido Democrático e do Movimento "5 Stelle" no verão de 2019. 


A partir de agora, quando você chegar à Itália, você ainda terá de realizar as mesmas medidas para o reconhecimento da cidadania, como solicitar o Codice Fiscale, cadastrar a residência, etc. Após isso, você poderá obter nos correios (posta) o Kit giallo para solicitar um permesso di soggiorno in attesa della cittadinanza italiana. 


Desta forma, o recibo (la ricevuta) já será suficiente para procurar um trabalho e começar a trabalhar! É possível. Você pode procurar um trabalho em sites de agências de trabalho, em sites específicos de busca de trabalho, e nos sites das próprias empresas. 


Sites de agência:

Manpower (www.manpower.it)

Adecco (www.adecco.it)

Randstad (www.randstad.it)

Gi Group (www.gigroup.it)


Sites de busca de emprego:

Jooble (it.jooble.org)

Lavoro Corriere (https://lavoro.corriere.it)

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page